Sempre de mala e cuia, a batukada lá apontou as novidades mais gritantes do Festival no tal bloco de apontamentos. Chique. É de referir, antes de tudo, que o evento foi ligeiramente renhido, ainda que, mesmo antes de começar, tudo estivesse já decidido: os melhores seriam aqueles e os piores aqueloutros.
Ora bem, é só um minuto (desembrulhando o envelope dourado que guarda os apontamentos, soldado com lacre azulão-adidas-monza). Cá estão os prémios, e por ordem crescente:
Miss Flop Total Festival Sudoeste 2004 ou Prémio Mais Não, Por Favor: Groove Armada
Miss Fotogenia Festival Sudoeste 2004 ou Prémio Cada Tiro, Cada Melro; Sempre Todos Muito Arranjadinhos e Bonitinhos Em Todas As Fotos: Kraftwerk.
Miss Simpatia Festival Sudoeste 2004 ou Prémio Tom Barman: dEUS
Segunda Dama de Honor Festival Sudoeste 2004 ou Prémio Estes Malandrecos Tiveram a Pouca-Vergonha de Nos Apresentarem Cheirinhos Esporádicos do Sexx Laws, do Beck, No Meio do Smack My Bitch Up, dos Prodigy; Era Escusada Tanta Emoção, Assim, Sem Anestesia: Dezperados.
Primeira Dama de Honor Festival Sudoeste 2004 ou Prémio Oh, vida! Não fossem os Franz Ferdinand, Estes Estafermos do Bom Sonoro e Pulhões do Bom Gosto Teriam Sido a Miss Sudoeste 2004, Mas não... Que Pena, Que Pena; Que pena, Que pena: Da Weasel.
Miss Festival Sudoeste 2004 ou Prémio Praise the Lord ! Ninguém Se Aflija Que Eles Voltam, Com Toda a Certeza; Seja Ceguinha: Franz Ferdinand.
Espaço fica, claro está, para as menções honrosas:
Prémio Obrigada, Meus Amigos; Vocês São os Maiores: Pipi, Nádia e Bruno.
Prémio Ladrão Mais Ladrão Não Há: Farturas Paulo Alexandre.
Prémio Ó Engenheiro Doutor Director, Pague Lá Uma Que A Seguir Pago Eu: Engenheiro Doutor Director Quase-Advogado Pedro.
Prémio É Impressão Minha ou os Concertos Destes Rapazes São Sempre Todos Muito Iguais: Massive Attack.
Prémio Coincidência Mais Pirosa do Século: o cor-de-rosa avioletado.
E é assim a vida...
[Agora os Jogos, os Jogos, senhores.]